domingo, 16 de dezembro de 2012

THE POUGHKEEPSIE TAPES

(THE POUGHKEEPSIE TAPES)
EUA - 2007
Dir.: John Erick Dowdle


As fitas que dão título ao filme supostamente foram encontradas em uma casa, aonde antes vivera um serial killer. Montadas, deram origem à um documentário.
Se você não conhece nenhum mockmentary, esse aqui é uma aula do que é um.
O assassino em foco é totalmente desumano, tortura, mata com requintes de crueldade e desova os corpos sem qualquer tipo de dor de consciência, filmando tudo, obviamente.
O filme é legal, ainda que pareça bem menos violento que seus produtores tentem vender. O ritmo é bom, e parece um documentário da Discovery, com entrevista de vítimas, parentes dessas, policiais e especialistas do FBI, que tentam traçar um perfil do assassino, que nunca se vê.
Talvez a construção do psicopata seja o erro do filme: em dados momentos ele é pedófilo; depois assassina vítimas escolhidas a dedo; depois parte para prostitutas, além de ser necrófilo e curtir sexo com relações sadomasoquistas e de dominação; além de manipular e violar cadáveres. Ou seja, a produção pegou características de todo e qualquer sociopata, seja ficcional ou não, e colocou em um personagem só, com o claro intuito de ter um amplo leque de crueldades à disposição para pôr em cena. Mas ainda assim, é um filme que vale a pena ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário