domingo, 13 de janeiro de 2013

O ESQUADRÃO

(EL PÁRAMO)
Colômbia / Argentina / Espanha - 2011
Dir.: Jaime Osorio Marquez


Grupo de 9 soldados é designado para descobrir o que aconteceu com uma base militar localizada a 4.000 metros de altura e que teria sido ataca por guerrilheiros.
Ao chegar, eles encontram: sangue; um soldado que aparentemente se matou; nenhum vestígio dos corpos dos demais; amuletos contra maus espíritos e uma mulher emparedada viva.
Ela é resgatada e mesmo torturada não fala nada. À noite, ela consegue fugir misteriosamente, depois de matar o sargento do pelotão.
No dia seguinte eles tentam localizá-la sem sucesso e no meio da névoa que cobre o local, um dos soldados é morto acidentalmente.
Além disso, eles encontram registros do pelotão anterior, que diziam que a mulher seria uma bruxa. Pronto. Os supersticiosos soldados passam a acreditar nisso, se rebelam contra o tenente que os comanda e, com a paranóia instalada, não demoram a se matar.
O mérito aqui é a filmagem utilizar um cenário real - uma verdadeira base militar - e fazer do medo o personagem principal.
Talvez seja meio lento, e seja por imposição do cenário ou por questão de estilo, a câmera trabalha com ângulos fechados, dando certa sensação de claustrofobia e quase coloca o espectador dentro da ação; além da névoa constante e da escuridão que faz com que a ação às vezes se passe no escuro. E ainda tem uma cena de amputação que mostra muito pouco, mas causa enorme agonia pela reação dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário