domingo, 14 de abril de 2013

5150 RUE DES ORMES

(5150 RUE DES ORMES)
Canadá - 2009
Dir.: Éric Tessier


Yannick saiu da casa dos pais para ir estudar cinema, e logo em seus primeiros dias na nova cidade sofre um acidente de bicicleta e ao pedir ajuda em uma casa descobre que o dono mantém um homem ferido como prisioneiro.
O dono da casa é Jacques Beaulieu, um religioso que acreditar fazer um bem a sociedade raptando pedófilos, traficantes e os outros que julga "injustos". Isso com a ajuda da filha, mais descontrolada que o pai, que dispensa o uso do que Beaulieu considera "violência desnecessária", mesmo depois de agredido por Yannick.
O problema é: Yannick não parece ser um "injusto", pois antes de ser preso por Jacques havia ajudado sua mulher, Maude, totalmente submissa, e a filha menor do casal. Logo, ele não pode ser morto, mas não pode ser libertado pois entregaria a família de malucos. O resultado é que ele acaba morando na casa, como se fosse um convidado sem liberdade de ir e vir, até que seu destino seja definido.
Jacques lhe propõe então uma saída bergmaniana: vencê-lo (a morte, no caso) em uma partida de xadrez (uma obsessão do sequestrador) e ele será libertado.
Curiosíssimo horror canadense com toques de porn torture, fanatismo religioso e família disfuncional. Talvez seja meio longo com 100 minutos, mas tem bom ritmo e a obsessão de Jacques por xadrez revela um segredo surpreendente e original no fim do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário