sábado, 21 de setembro de 2013

IKARIE XB 1

(IKARIE XB 1)
Tchecoslováquia - 1963
Dir.: Jindrik Polák


No ano de 2163, a nave que dá nome ao filme, Ikarie (Ícaro), viaja rumo à constelação de Alpha Centauri para explorar um dos planetas que orbitam seu sol, na expectativa de encontrar vida.
A previsão é que a viagem dure 15 anos, entre ida e volta, e durante esse período a tripulação, de 40 pessoas, tem que conviver levando em consideração todo tipo de conflito que o isolamento pode causar em um ambiente que emula a vida em uma sociedade terrena: bailes, academia, Natal, etc.
Durante o percurso, a nave vai encontrar outra, que se supõe alienígena, abandonada no espaço; e ainda descobrir a existência de uma estrela negra e sua perigosa radiação.
Baseado em Stanislaw Lem, é um produto muito bem acabado, com boa fotografia em preto e branco, e antecipando idéias que seriam vistas depois em "2001", "Perdidos No Espaço" e "Star Trek"; na verdade, esse aqui seria um antepassado bem próximo de Kirk e cia e do Dr. Smith e sua trupe, além de ter um robô muito parecido com visto depois em "Perdidos...".
Claro que é um filme ultrapassado esteticamente e na concepção de suas naves - uma delas é a velha nave em forma de prato, além de erros como o som se propagando no espaço. Mas é muito bem realizado, com cenografia e direção cuidadosas, em uma trama que foge ao modelo de propagação do ideário comunista, como "Planeta Bur", realizado 1 ano antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário