domingo, 30 de novembro de 2014

O HORRÍVEL SEGREDO DO DOUTOR HICHCOCK

(L'ORRIBILE SEGRETO DEL DR. HICHCOCK)
Itália - 1962
Dir.: Riccardo Freda


Em 1885, depois de perder sua mulher, que sofria de doença não especificada e era tratada por ele com algum tipo de medicamento também não esclarecido, o doutor do título vai embora do castelo aonde morava, deixando o lugar aos cuidados de sua governanta.
Tempos depois ele volta, com uma nova mulher que logo começa a ver fantasmas e a suspeitar que há algo errado. Claro que ela vai ter sua sanidade posta em dúvida, até descobrir o que o médico esconde.
Terror italiano da fase áurea desse gênero no país, e dirigido por um egípcio que tem no currículo até uma versão de "O Guarani", dirigida em 1948, e uma de "Spartacus" em 53. Tem uns defeitos, porque às vezes parece que o médico não sabia o que se passava em sua casa, e nem esclarece qual a função da governanta no horrível segredo escondido em um castelo com jeitão de filme da Hammer (a bem da verdade, o castelo sombrio com um porão misterioso é um dos deliciosos clichês da época), e aquelas cenas clássicas aonde uma simples vela é capaz de iluminar um Maracanã.
Mas a direção de Freda é legal, embora a atuação canastrona de Robert Flemyng como o médico seja um tanto exagerada. E ainda tem a musa Barbara Steele, capaz de atuar em filmes de Roger Corman e Mario Bava, e de Federico Fellini e Volker Schlöndorff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário