domingo, 23 de outubro de 2011

EPIDEMIA DE ZUMBIS

(THE PLAGUE OF THE ZOMBIES)
Inglaterra - 1966
Dir.: John Gilling


Produção da época que a Hammer já estava meio assim...
É anterior ao clássico de George Romero "A Noite dos Mortos Vivos (Night Of The Living Dead)", então não tem influência do mesmo. Talvez por isso ninguém fique preso em algum lugar enquanto os zumbis tentam entrar, fato que virou lugar comum em todos os filmes de mortos-vivos daí pra frente.
E nem chega a ser uma epidemia, são meia dúzia de zumbis com a cara pintada de cinza (os de Romero eram pintados de verde e azul).
Tivesse Terence Fisher na direção e a dupla Christopher Lee e Peter Cushing nos papéis principais, e seria um pequeno clássico da produtora.
A história: moradores de uma pequena cidade na Cornualha são assombrados por estranha doença, cuja investigação não é permitida pelo nobre que domina o povoado. Desesperado, o médico do lugar apela para seu professor, que rapidamente conclui: alguém adquiriu um manual ensinando "Como Criar Seu Próprio Zumbi" e está praticando na população local (que por sinal nem percebe que alguém rouba cadáveres a luz do dia...)
Os zumbis daqui tem origem diferente dos filmes posteriores, lembrando mais o pequeno clássico da década de 80 "A Maldição dos Mortos Vivos (The Serpent And The Rainbow)" de Wes Craven. Isso fica claro logo na abertura do filme, não é spoiler, e a função, digamos, social dos zumbis aqui é diferente.
O público de hoje acharia o filme chato, pois não tem zumbis correndo pra lá e pra cá alucidamente, e nem cenas de gore que se tornaram tradicionais. Mas é um bom exemplar de um tipo de cinema que se valia mais de idéias do que de cenas de sangue e tripas.

Um comentário: