sábado, 9 de fevereiro de 2013

ALÉM DO ARCO-ÍRIS NEGRO

(BEYOND THE BLACK RAINBOW)
Canadá - 2010
Dir.: Panos Cosmatos


Filme incompreensível, sobre uma mulher que é mantida prisioneira por um cientista em um laboratório, por motivos desconhecidos. Aliás, o motivo nunca é revelado. Esse laboratório seria um projeto que visava fazer com que o homem alcançasse a paz de espírito e a felicidade plena, consequentemente, mas isso depois também é embaralhado, confundindo o entendimento.
Aparentemente ela possui poderes paranormais; depois descobrimos que o cientista esconde um segredo bizarro, que coloca em dúvida sua origem e, depois de uma sequência inexplicável, sua sanidade.
O filme tem jeitão artesanal, com visível preocupação com fotografia, cenografia (se passa na década de 80), uso de cores, texturas e filtros, etc. Ou seja, um trabalho personalíssimo, que se assiste com interesse, embora a história pudesse ser mais explicada, o que faz com que o filme se torne hermético, ficando qualquer tipo de entendimento a cargo do expectador.
Altamente recomendado para que busca algo novo, diferente, para se discutir depois com os amigos sobre a percepção que cada um tem do que assistiu, já que é difícil enquadrar o filme em um gênero.
O filme, assim como a direção e toda a parte técnica, é parente direto de obras de Tarkovsky, David Lynch, Stanley Kubrick, Takeshi Miike, etc.
O diretor é filho de George Cosmatos, que dirigiu filmes como "Stallone: Cobra" e "Rambo II"

Nenhum comentário:

Postar um comentário