sábado, 21 de dezembro de 2013

O FIM DA CIVILIZAÇÃO

(O-BI, O-BA - KONIEC CYWILIZACJI)
Polônia - 1985
Dir.: Piotra Szulkina


Filme distópico sobre um pós-hecatombe nuclear, aonde um grupo de pessoas esfarrapadas sobrevive em um abrigo subterrâneo, esperando por uma "arca" que os levaria para um outro abrigo, em melhores condições.
O lugar é infecto, quase não há comida e as pessoas vivem do sonho de escapar na tal arca - uma ficção, quase uma religião entre os sobreviventes, que parecem a beira da loucura: um junta colchões para não se machucar na falta de gravidade quando a arca for para o espaço; outros praticam escalada em cordas, achando que assim vão conseguir entrar na nave.
Pra complicar a situação, a abóbada que protege o abrigo está se partindo, o que exporia os sobreviventes ao inverno nuclear do lado de fora.
O visual é aquele típico dos filmes do leste europeu quando tratam de sic-fi: cenários reais, que deveriam ter sido fábricas ou coisa semelhante, pouca iluminação, desesperança, alguma filosofia e divagações.
A produção também pega carona no vício dos anos 80, com direito a neón e lâmpadas florescentes para gerar clima de frieza e desesperança, mas é o retrato da época, e os cineastas da região também pegaram carona no costume ocidental.
Obviamente, não é filme para qualquer público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário