sábado, 20 de setembro de 2014

FRANKENSTEIN - O MONSTRO DAS TREVAS

(FRANKENSTEIN UNBOUND)
EUA - 1990
Dir.: Roger Corman


Cientista (John Hurt, coitado) trabalha em uma nova arma capaz de desintegrar qualquer coisa quando algo dá errado e abre uma brecha no tempo. A tal brecha o leva à 1817, na Suíça, aonde ele encontra personagens históricas como Mary Shelley, Lord Byron e Percy Shelley (ela é a autora de Frankenstein, e a relação do trio foi tema de "Gothic", de Ken Russell).
Além dos 3, ele ainda esbarra em Victor Frankenstein, personagem do livro de Mary Shelley, aqui às voltas com o seu famoso monstro.
Ou seja, Corman toma como verdadeira a existência do cientista e sua obra, o famoso monstro, e daí pra frente a coisa só piora.
O filme tem elenco estelar: Hurt, Raul Julia, Jason Patric, Bridget Fonda e o falecido cantor do INXS, Michael Hutchence em um projeto totalmente equivocado, que beira o trash, não fosse o razoável investimento, com filmagens na Itália, em bons cenários.
A criatura é bizarra, como se vê no poster. Qual o sentido de se costurar pedaços de córnea? E a personagem de Hurt anda pra lá pra cá em um carro ultramodernoso que fala e não causa espanto em ninguém, nem quando diz que veio do futuro, ou mostra seu relógio digital.
Ah sim, assim como nas novelas de Glória Perez se fala português na Índia, Marrocos e Turquia, na Suíça de Corman se fala inglês como língua nativa...
E tem mais: noiva de Frankenstein com 6 dedos, Sr Corman?

Nenhum comentário:

Postar um comentário