quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DOS MORTOS


(DIARY OF THE DEAD)
EUA - 2007
Dir.: George Romero


Mais um filme de G. Romero sobre zumbis.
Esse segue o esquema iniciado com a Bruxa de Blair, e seguido por REC e Cloverfield (sendo que o resultado desses 2 é infinitamente melhor) da câmera em primeira pessoa.
Pra começar, Romero se utiliza de uma câmera profissional, visto o "cinegrafista" estar produzindo um filme de terror quando a epidemia de mortos-vivos tem início. Daí a coisa segue para uma ótima edição feita pela namorada do cinegrafista, pronta para as telas de cinema, que se vale ainda de uma segunda câmera e de imagens de câmeras de vigilância dos locais por onde passam os sobreviventes, que tentam chegar em suas casas. Ou seja, se a idéia era mostrar um terror em primeira pessoa, essa foi praticamente pelo ralo.
O filme gerado a partir daí parece um road movie do terror, e começa junto com a epidemia. Ou seja, se não fosse pelo lapso de tempo, começa no momento em que a primeira vítima foi atacada no cemitério (lembram?), no clássico "A Noite Dos Mortos Vivos". Mas aparentemente aqui Romero ignora sua tetralogia, que seguia em ordem sequencial de dominação do mundos pelos zumbis.
Se sempre se viu uma alguma crítica social/política nos filmes de Romero, aqui o foco parece ser a necessidade de se dar ao público o mundo cão que ele quer ver; para o cinegrafista do filme dentro do filme, filmar é muito mais importante do que sobreviver, e ele precisa a todo custo terminar seu filme. Mesmo que seus amigos sejam atacados, para ele o mais importante é filmar. E essa filmagem não poupa os espectadores de nenhum tipo de morte envolvendo cabeças: derretidas com ácido, partidas ao meio, e muitas, muitas estouradas, tudo on-screen. Um show de efeitos de gore, com destaque para a cena final, aonde se conclui que os vivos são piores que os mortos. Como disse uma personagem sobre o filme dentro do filme: é um filme sobre a crueldade.
Mas o importante é filmar, e aparentemente já há uma sequência a caminho.
Prefira os filmes da tetralogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário