sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LUA

(MOON)
Inglaterra - 2009
Dir.: Duncan Jones


There's a starman waiting in the sky
He'd like to come and meet us...
Sam Bell (Sam Rockwell, de Lawn Dogs) está há três anos no lado oculto da Lua trabalhando sozinho na exploração de helio-3, a nova forma de energia usada na Terra em substituição ao petróleo. Tendo apenas a companhia do robô Gerty (voz de Kevin Spacey), ele aguarda que as últimas 2 semanas terminem, quando deverá retornar para casa e reencontrar mulher e filha, enquanto assiste aos vídeos delas que esporadicamente recebe, pois as comunicações estão com problemas devido a uma falha no satélite.
As coisas começam a mudar quando ele se sente mal, tem visões e sofre um acidente em um veículo de transporte. Ao acordar descobre que existe o que parece ser um clone dele mesmo dentro da estação. Juntos os dois decidem descobrir no que estão envolvidos.
Segundo filme dirigido pelo filho do autor dos versos acima, David Bowie, "Moon" começa com um jeitão de 2001, obviamente pela presença de um robô faz-tudo e da própria estética do filme; depois parece que vai enveredar pela seara de "Solaris", mas termina com um certo jeito "Blade Runner" de ser.
Jones fez um bom filme, que parece saído da década de 70, bem cuidado esteticamente, com roteiro bem amarrado e fotografia clean, que contrasta com certa melancolia e tristeza que transmite.
Apesar de pegar algumas idéias emprestadas (no fim se tem a sensação da história dos andróides de Blade Runner contada por um deles, embora não se tenham andróides na história) tem personalidade própria. Os fãs de ficção tipo "Sunshine" talvez fiquem incomodados com uma certa lentidão e a ausência de efeitos espetaculares, já que claramente inexiste CGI em cena. O tipo de filme aonde se presta atenção na história, e não nos efeitos que a envolvem. Genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário