quarta-feira, 28 de março de 2012

CARGO 200

(GRUZ 200)
Rússia - 2007
Dir.: Aleksey Balabanov


Depois de se divertir em um clube, Angelika, filha de um figurão do Partido Comunista, sai com Valery, namorado de sua amiga, sendo que ela namora um soldado que está na guerra, no Afeganistão. Ele decide ir a uma casa afastada comprar bebida produzida ilegalmente, enche a cara e apaga.
Sozinha, Angelika acaba sequestrada por Zhurov, um capitão de polícia, sádico, violento e psicótico que a leva para casa, a trata como esposa e mantém algemada na cama, com a complacência da mãe dele, visivelmente desequilibrada.
O martírio dela não termina aí: depois de abusada sexualmente com uma garrafa pelo capitão é estuprada por outro homem, sob ordens do "marido" e obrigada a dividir a cama com o cadáver do noivo.
O título faz referência aos carregamentos que traziam os cadáveres dos soldados mortos na guerra do Afeganistão. O filme se passa em 1984, época em que começou a debandada soviética no país dos Talibãs e seria uma alegoria sobre a decadência do império soviético.
Foi muito elogiado nos festivais aonde foi exibido e impressiona por ser baseado em fatos reais. É uma mistura de violência, desrespeito aos direitos humanos, abuso de poder (o tal capitão mata e corrompe; o pai da desaparecida ameaça um oficial com limpeza de banheiros, caso ele não encontre sua filha em 24 horas), corrupção, indiferença e covardia.
O filme se passa em uma cidade industrial, cinzenta e decadente, que reflete o fim de uma era, e a fotografia, que valoriza tudo isso acaba sendo outro atrativo, pois fica a cargo de sua deprimente história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário