domingo, 15 de março de 2009

DIA DOS NAMORADOS MACABRO

(MY BLOODY VALENTINE)
Canadá - 1981
Dir.: George Mihalka


Há vinte anos um grupo de mineiros fica preso em uma mina, e apenas um deles, Harry Warden, sobrevive se alimentando dos corpos dos companheiros mortos. Paralelamente a isso, a cidade comemora o Valentine's Day, o dia dos namorados deles, sem se importar com o drama dos mineiros.
O enlouquecido sobrevivente decide então se vingar assassinando os supervisores que os deixaram na mina e foram comemorar a data em um baile que reunia os moradores da cidade.
Devido a isso, a cidade passou os vinte anos seguintes sem realizar o baile de dia dos namorados, até alguém decidir encerrar com a "tradição".
Nem é preciso dizer que o assassino, que usa uma roupa de mineiro e ataca com uma pequena picareta, vai aparecer para estragar a festa comunitária, né?
Esse é um dos primeiros e mais clássicos slashers da década de 80. Mortes de todos os tipos: picareta enterrada no peito; cabeça cozida na panela do cachorro quente; cano de água enterrado na cabeça de um; alguém enfiado dentro da máquina de lavar roupa (!!!) e por aí vai.
Também foge daquele modelinho "adolescentes atrás de sexo", pois a galera aqui está na faixa dos 20 e pouco e ninguém paga peitinho ou aparece de bunda de fora na hora do ato como em "Sexta-feira 13".
Sim, tem aqueles personagens esquemáticos como o velho que fala da maldição; outro que conta piadas e aqueles que só estão esperando a morte chegar. O filme sofreu com a censura da época e só agora foi liberada uma versão sem cortes que mostra todo o gore que foi limado à época: em uma cena, quando tem a cabeça perfurada pela tal picareta, com um golpe certeiro no queixo, o olho da vítima salta da órbita.
A cena do corpo pendurado em uma corda pelo pescoço também ganha em dramaticidade, quando a cabeça se solta do resto do corpo; além do final que mostra o quão doido é o assassino, e que foi cortada pois o mesmo decepa o próprio braço para poder fugir, além de deixar o mote de uma possível continuação, que chegou a ser oferecida pelo diretor ao estúdio, que recusou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário