domingo, 1 de março de 2009

>>VIAGENS ALUCINANTES

 (ALTERED STATES)
EUA - 1980
Dir.: Ken Russell


Os filmes de Ken Russel se encaixam naquela categoria aonde não são distinguidos por gênero (terror, drama, comédia), mas sim como "filmes de fulano de tal", como Almodovar, Coppola, Spielberg, etc. Depois disso, ele só fez mais um filme de peso, "Gothic", e hoje nem é quase lembrado, apesar de obras como "Os Demônios (The Devils)" e "Tommy".
Esse aqui é uma ficção na linha de 2001, e tivesse Russell mais sorte poderia ter tido o mesmo sucesso do filme de Kubrick.
Cientista (William Hurt) realiza experiências visando explorar outros estados de consciência. De início suas experiências são realizadas num tanque de imersão e isolamento, com resultados poucos satisfatórios. Ao tomar conhecimento de uma tribo indígena mexicana que se utiliza de uma beberagem para promover uma espécie de "viagem astral", ele experimenta a bebida e realiza uma viagem que o desconcerta. Decide então combinar a bebida com seu tanque de isolamento. De sua primeira viagem ele retorna sem fala, com sangue na boca, alegando que viajou a uma época pré-histórica, e que o sangue é de um animal que caçou. Para espanto de seus colegas, suas cordas vocais haviam regredido, se assemelhando a de um macaco.
Decidido, realiza nova experiência, dessa vez sozinho, e retorna na forma de um ser meio homem, meio macaco, que escapa do laboratório e se esconde em um zoológico, aonde retorna a condição de homem. A próxima viagem o leva mais longe ainda, até o estágio de surgimento da vida.
Um filme intrigante, com ótimos efeitos (as viagens são realmente alucinantes, baseadas em imagens que se sucedem rapidamente), e que só peca, na minha modesta opinião, pelo final na linha "só o amor nos salva".
O tipo do filme que dificilmente seria realizado na época atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário