sábado, 21 de julho de 2012

ELES VOLTARAM

(LES REVENANTS)
França -2004
Dir.: Robin Campillo


Sem mais nem menos 70 milhões de pessoas, mortas nos últimos 10 anos, voltam à vida na França, sendo a maioria com idade superior a 60 anos.
Surgem então vários problemas: previdência, emprego, moradia para todos eles, e recebê-los de volta em casa, sendo que alguns não conseguem localizar nenhum parente ainda vivo.
Além disso, os redivivos tem a temperatura mais baixa, são mais lentos, meio deslocados da realidade e tem o hábito de vagar sem destino incerto.
Fantasia que foge do modelo morto-vivo faminto. Não há qualquer cena de gore: os mortos simplesmente voltam a vida; não é mostrado ninguém caindo aos pedaços, coberto de terra, ou momentos de horror entre os vivos - alguns até se mostram felizes com a volta de filhos ou conjuges mortos, que nunca são tratados como zumbis, e alguns até são aceitos de volta em seus antigos empregos.
A direção é competente em se tratando de tema tão absurdo: há um clima de tensão constante (talvez porque esperemos que mortos vivos sejam sempre agressivos) e o final aberto deixa mais suspense no ar.
Mas, no fundo, a trama é absurda e o filme só vale pela curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário