segunda-feira, 6 de julho de 2009

A MALDIÇÃO DO LAGO

(STRANDVASKAREN)
Suécia - 2004
Dir.: Mikael Hafström


Estudantes de um colégio interno sueco preparam uma festa pelos 100 anos da escola, que coincidem com os 100 anos do assassinato de 3 estudantes, mortos por um fazendeiro da região que acabou morrendo afogado (daí o título em inglês: "O Fantasma Afogado").
Paralelamente a isso, um louco foge de um hospício e uma das estudantes decide investigar os assassinatos de 100 anos atrás, por duvidar da versão oficial.
O filme começa um ano antes, com o suicídio de uma jovem (ela pula do telhado durante uma cerimônia) e depois ficamos sabendo que essa morte também tem alguma relação com as mortes sequenciais que acontecem com os estudantes.
Slasher sueco, que só é estranho por mostrar jovens aparentemente adultos demais para serem estudantes de segundo grau.
Fora isso é até meio corriqueiro; apresenta bem seus personagens e mantém o interesse por manipular o espectador sobre quem é o assassino: o louco que fugiu do sanatório? Um fantasma que não encontrou a paz? Algum dos estudantes de caráter duvidoso? Um dos dois novos alunos que são introduzidos na escola?
Talvez falte um pouquinho de tensão durante os assassinatos (o gore é quase zero); também passa longe daquele modelo americano de jovens correndo atrás de sexo a todo custo (talvez por os suecos serem mais liberais e uma das meninas fala naturalmente ter abortado). Curiosamente, única cena de sexo se dá entre personagens que já passaram dos 50 anos.
Vale como passatempo, ainda que não apresente muita coisa de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário