quinta-feira, 23 de julho de 2009

O PLANETA DOS VAMPIROS

(TERRORE NELLO SPAZIO)
Itália - 1965
Dir.: Mario Bava


As naves Argos e Galliot estão prestes a pousar no planeta Aura, aonde foi identificada a emissão de um misterioso sinal indicando a probabilidade de haver vida inteligente. Durante a aterrissagem algo acontece com a nave Galliot que sofre um acidente, enquanto a outra consegue pousar em segurança mesmo após seus tripulantes terem uma espécie de surto e tentarem matar uns aos outros.
Os astronautas da Argos (entre eles Norma Bengell) partem até a Galliot e descobrem que a tripulação está morta. Não demora até eles descobrirem que uma estranha forma de vida, capaz de possuir os corpos dos mortos, habita o inóspito planeta, que está morrendo, e que essa precisa de suas naves e de seus corpos para escapar para outro mundo.
Divertidíssima produção de terror/ficção italiana com todos aqueles efeitos típicos da época, roupas espaciais "nada a ver", termos "científicos" inventados e que não dizem nada e por aí vai. Tem bom ritmo e a produção é visivelmente bem cuidada (é injusto chamar de filme B). Mario Bava é dos mais badalados diretores de cinema de sua época e justifica sua fama com esse aqui. Apesar de datado, consegue ser melhor que muita coisa pretensiosa e cheia de efeitos digitais por aí.
É tido como o filme que inspirou Ridley Scott a rodar "Alien" e, de fato, são muitas as "coincidências": um planeta inóspito; uma forma de vida que usa os humanos como hospedeiros; além de uma nave alienígena abandonada com um imenso esqueleto a bordo.
Mais um bom motivo para assistir a um ótimo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário