domingo, 23 de agosto de 2009

EDEN LOG

(EDEN LOG)
França - 2007
Dir.: Franck Vestiel


Homem acorda em uma caverna escura, coberto de lama, e depois de encontrar uma lanterna começa a procurar uma saída, sem se lembrar de como fora parar ali. O que ele descobre aos poucos é que aquele lugar, chamado Eden Log, é um mundo subterrâneo, para onde são mandados os imigrantes e que ali se cultiva uma espécie de planta cujo sumo vai pouco a pouco transformando os homens em mutantes, e que uma rebelião tivera início contra a tirania dos dominantes.
É difícil descrever esse aqui. O ritmo é lento, quase nada fica claro (literalmente também falando, visto a fotografia escura), e existe alguma espécie de parábola ou metáfora por trás de tudo (em determinado momento alguém explica que a planta é o lucro, e subentende-se que quanto mais esse aumenta, piores as condições dos trabalhadores).
O tipo do filme que deveria vir com um manual. Alguns minutos a menos também ajudariam, visto em determinados momentos as situações se repetirem. De legal a forma como alguns fatos são explicados, projetando imagens em diversas superfícies, e a cenografia do lugar.
De um modo geral, também parece uma versão mais suja e experimental de "THX1138" de George Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário