quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A ÚLTIMA CASA

(THE LAST HOUSE ON THE LEFT)
EUA - 2009
Dir.: Dennis Iliadis


Mari e Paige, duas adolescentes, topam acompanhar um desconhecido até o motel aonde ele está hospedado para comprar maconha, mas são surpreendidos pelo pai do sujeito, Krug, um bandido violento recém resgatado da prisão pelo irmão e a namorada, e que exerce um violento domínio sobre o filho.
As moças são raptadas e levadas no carro de Mari, que havia dito aos pais que dormiria na casa da amiga, e que acaba provocando um acidente na estrada, próxima a sua casa. Sem carro, e depois de uma tentativa de fuga de Paige, os bandidos a matam com alguma crueldade e Krug estupra Mari, que se joga no rio e, baleada, é dada como morta pelos bandidos.
Sem carro e debaixo de um temporal, eles se dirigem para a única casa da região: a do título (última da esquerda, no original), que é a casa de Mari.
Eles inventam uma história para os pais da moça, que os recebem e os alojam eu sua casa até descobrirem que eles são os responsáveis pelas barbaridades que aconteceram com sua filha e se vingarem com violência igual, ou talvez até pior, que a dos bandidos.
Refilmagem do violento (ainda hoje) clássico de Wes Craven que mantém a estrutura original da história e altera um pouco a personalidade do filho do bandido: quase um retardado no original, e agora tímido e oprimido pelo pai, além do destino da filha do casal, aqui poupada da morte.
Também violento, apela para aquelas cenas que causam nervoso no espectador: dedos triturados num triturador de alimentos, um nariz quebrado colocado no lugar a sangue frio e depois usado como instrumento de tortura, além de uma boa cena de cabeça explodindo. Por outro lado, diminui sensivelmente as sequências de nudez, violência e humilhações contra as moças, cortando inclusive a cena de lesbianismo forçado e reduzindo a sordidez do filme de um modo geral.
A idéia de refilmar o filme de Craven só mostra a falta de criatividade do cinema de terror americano, que agora sobrevive de remakes, embora esse aqui não faça feio perto do original, mesmo que os atores que interpretavam os bandidos no original fossem mais assustadores. Com Tony Goldwin, o vilão de Ghost, como o pai da moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário