domingo, 18 de julho de 2010

A MESA DE JANTAR DE NORIKO


(NORIKO NO SHOKUTAKO)
Japão - 2005

Dir.: Sion Sono


Continuação e prequel de "O Clube Do Suicídio".
O filme foca na Noriko do título, adolescente vivendo em uma cidade pequena que sonha em ir para Tóquio estudar, mas o pai a impede, citando o exemplo de 2 primas que seguiram tal caminho e voltaram grávidas.
Mas a garota é decidida: após fazer amigas na internet ela faz as malas e se aproveitando de um apagão em casa, se manda para Tóquio, para encontrar as amigas e realizar seus sonhos. Tempos depois, é sua irmã Yuka que faz a mesma coisa.
Em Tóquio ela encontra uma de suas amigas virtuais e descobre como a moça sobrevive: através de um negócio de aluguel de famílias para pessoas solitárias.
Em meio a tudo isso o pai das moças começa a investigar seu paradeiro, acredita que elas se envolveram no tal Clube do Suicídio e acaba reavaliando sua relação com as filhas e a segunda mulher, que dá cabo de sua vida aparentemente por não suportar a tirania familiar.
Os fatos do filme anterior são apenas citados aqui, e não são determinantes dos acontecimentos. Até há cenas em flashback, mas a relação é só a de que algumas meninas do círculo de Noriko se mataram nos misteriosos suicídios. Não há nenhuma novidade sobre o tema e nem a banda adolescente do filme anterior é citada aqui.
No mais, é um drama com baixo nível de violência, que tenta explorar a indiferença e as rígidas regras sociais e familiares que regem a sociedade japonesa.
É lento, longo demais (160 minutos) e não parece chegar a lugar algum. Foi premiado em diversos festivais, mas dá um tremendo sono, e nem o final catártico regado a violência em off consegue interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário