sábado, 17 de julho de 2010

POR AMOR E PELA MORTE

(DELLAMORTE DELLAMORE)
Itália - 1994
Dir.: Michele Soavi


Francesco Dellamorte (Rupert Everett, antes da fama) é zelador de uma pequena cidade italiana. Um dia ele descobre que 7 dias depois de enterrados, os mortos do cemitério voltam a vida, e cabe a ele e seu retardado assistente dar cabo dos mortos-vivos (da maneira tradicional nos filmes do gênero).
Soavi foi assistente de Lucio Fulci e Dario Argento, e aprendeu bem o metiê. Fez um filme bonito plasticamente, que mistura romance (Dellamorte se apaixona pela viúva de um dos mortos, mas ela também bate as botas e depois ele passa a vê-la em diferentes mulheres), terror e comédia de humor negro.
O filme é tecnicamente impecável, tem boa maquiagem e uma direção muito inventiva nos enquadramentos de câmera. É considerado dos melhores filmes de terror italiano (um "gênero" cambaleante) dos últimos tempos, e até se perdoa bobagens como uma cabeça que anda e pula não se sabe como...
Fora isso, tem ótimas cenas, como na transa entre o zelador e a viúva no cemitério iluminada por fogo fátuo; o morto que foi enterrado com a moto e que volta a vida quase um "Tetsuo"; o namoro do retardado assistente de coveiro com a cabeça voadora; além dos belos cenários utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário