sábado, 7 de maio de 2011

O PLANETA DAS TEMPESTADES

(PLANETA BUR)
URSS - 1962
Dir.: Pavel Klushantsev


3 espaçonaves soviéticas se preparam para entrar na órbita de Vênus, mas uma delas é atingida por um meteoro, e as tripulações das outras 2 preferem aterrissar no planeta, ao invés de se arriscar na órbita venusiana.
Tosquíssima produção soviética com todos, rigorosamente todos, os defeitos das ocidentais, com o agravante de ainda tentar fazer uma elegia do estado soviético, quando como um cientista fala que não precisa de prêmios para se sentir realizado em ajudar a população ou quando o robô que acompanha os astronautas responder "que a escravidão foi extinta pela constituição" quando lhe pedem para falar com seu mestre.
Tem uma cena comicamente involuntária quando uns figurantes fantasiados de dinossauros saltitam em cena... Em outra, a aterrissagem de uma das naves é apenas narrada, sem qualquer cena que a ilustre.
Só vale mesmo, mas mesmo, para quem se propoe a conhecer um tipo de cinema mais usual no mundo ocidental aqui feito por um país de pouquissíma tradição no ramo sci-fi e aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário