sábado, 16 de maio de 2009

CAOS

(KAOSU)
Japão - 1999
Dir.: Hideo Nakata


Começa com um casal terminando seu almoço; o marido volta para o trabalho e então descobre que a mulher foi sequestrada.
A partir daí o filme mostra um flash back aonde a relação de sequestrada e sequestrador é apresentada e mais não se pode falar sobre o filme sobre pena de se entregar alguma das surpresas das reviravoltas de seu roteiro.
Não se segue nenhuma investigação policial ou negociação de libertação, mas uma sucessão de reviravoltas que sempre mantém o interesse no filme.
Nakata é diretor dos "Chamados" japonês e americano, além da versão japa de Dark Water e é dos melhores diretores japoneses da atualidade.
Aqui ele não fala do sobrenatural, e na verdade, mergulha de cabeça no universo hitchcockiano pois é impossível não associar esse a um determinado filme do mestre do suspense. Não é cópia, referência ou homenagem a Hitchcock, mas algo como fazia De Palma: uma espécie de revisão do que fazia o inglês.
Nada nem ninguém é o que parece ser, e o espectador vai se surpreendendo a todo momento. Estranho é não ter tido o destaque que merecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário