domingo, 3 de maio de 2009

TRÊS... EXTREMOS

(SAAM GAANG YI)
Hong Kong / Coréia /Japão - 2004
Dir.: Fruit Chan / Chan-wook Park / Takashi Miike


Terror em três episódios independentes reunindo diretores de Hong Kong, Coréia e Japão.
O primeiro é o melhor episódio, a cargo do desconhecido Fruit Chan, de Hong Kong. Conta a história de uma atriz disposta a qualquer coisa para se manter jovem e bela, até mesmo se alimentar de uns pastéis recheados com fetos humanos (isso fica claro logo de cara, não é spoiler). É tão legal que virou longa metragem.
O segundo é dirigido pelo coreano Park-wook, de Old Boy e retrata a estranha vingaça a la "Jogos Mortais" de um figurante contra um diretor de cinema. Tem sangue a rodo.
O terceiro, a cargo do prolífico Miike, segue a linha do diretor, as voltas com a obsessão e as relações familiares, aqui entre pai e filha, como em Visitor Q. Conta a história de uma escritora, que quando criança disputava as atenções do pai com a irmã gêmea, assim como ela contorcionista no circo do pai, sendo responsável pela morte dessa. É mais psicológico e segue a linha do recente "Medo - A Tale Of Two Sisters".
Interessante notar o uso das cores, proposital ou não: o primeiro episódio explora o vermelho, presente em quase todas as cenas, seja na decoração, roupas ou acessórios. O segundo se equilibra entre o azul do cenário e os detalhes em vermelho, além do sangue. O terceiro tem uma fotografia azulada, ainda com a presença do vermelho, mas é totalmente econômico no uso do sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário