domingo, 31 de maio de 2009

TRÊS... EXTREMOS 2

(SAAM GAANG YI)
Coréia / Tailândia / Hong Kong - 2002
Dir.: Ji-woon Kim / Nonzee Nimibutr / Peter Chan


Na verdade, esse aqui é o primeiro filme do projeto "Três... Extremos" que reúnes filmes de cineastas orientais, mas por algum motivo ficou conhecido como o segundo.
A primeira história, "Memories", é coreana, e retrata a pertubação mental de um homem depois que a mulher desaparece; enquanto isso a desaparecida tenta voltar para casa. Pode-se dizer que o final tenta surpreender, mas lá pelo meio dá pra sacar o que está acontecendo.
O segundo, "The Wheel", relata uma história de maldição envolvendo bonecos utilizados em um tradicional espetáculo folclórico tailandês. É muito convencional, e a curiosidade é mais por mostrar um espetáculo pouco conhecido pelos ocidentais.
A terceira, "Going Home", é ótima. Na verdade é uma história de amor: filho de policial recém mudado para condomínio decadente em Hong Kong fica cismado com uma menina vizinha que o espiona. Ele então desaparece e o pai passa a procurá-lo pela vizinhança até topar com um estranho casal: um homem que mantém o cadáver da esposa esperando que ela ressuscite curada do câncer que a matou.
A fotografia desolada de um local decadente e a música só reforçam uma história muito bem contada, com tempo e desenvolvimento corretos e revelações que a cada vez surpreendem mais o espectador. Só esse episódio já valeria o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário