domingo, 18 de outubro de 2009

INSANIDADE

(SÍLENÍ)
Rep. Tcheca - 2005
Dir.: Jan Svankmajer


Jean está vindo do enterro da mãe, que morreu em um sanatório, quando surta em um quarto de hotel. É então levado por um homem que se apresenta como Marquês para a casa deste. O tal Marquês deixa seu hóspede chocado com suas atitudes anticristãs, que incluem uma orgia em frente a uma imagem de Cristo. Além disso, o tal Marquês é cataléptico e obcecado com a idéia de que lhe aconteça o que aconteceu a sua mãe, que fora enterrada viva durante um ataque de catalepsia.
Jean é então convencido pelo Marquês a se internar em um sanatório próximo, de forma a vivenciar o que sua mãe viveu, e dessa forma se curar. Só que o tal hospício é uma verdadeira casa da Mãe Joana, aonde esses fazem o que querem assim como os médicos. Ele então descobre por uma enfermeira que os verdadeiros médicos e enfermeiros foram feitos prisioneiros, e o sanatório é agora controlado pelos loucos. Apaixonado pela única enfermeira deixada livre, ele resolve lutar contra a situação vigente.
Mais uma loucura de Svankmajer baseada em dois contos de Edgar Allan Poe e no Marquês de Sade que intercala atores com imagens (algo sem sentido) de stop motion envolvendo carne, nas mais absurdas e surreais situações. Sinceramente? É incompreensível o que a carne representa no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário