terça-feira, 6 de outubro de 2009

OTESÁNEK

(OTESÁNEK)
República Tcheca - 2000
Dir.: Jan Svankmajer


Casal não consegue engravidar e o marido presenteia a mulher com uma raíz em forma de bebê que ele escavara do quintal de uma casa de campo aonde eles foram passar o fim de semana. A mulher adota a raíz como se realmente fosse uma criança, com direito a talco, fraldas, mamadeira, etc.
O problema é que a "criança" cresce e desenvolve um estranho apetite por carne: começa comendo o gato do casal até passar para o carteiro e depois os vizinhos. Assustado, o casal decide trancar a "criança" no porão, mas uma espertíssima menina vizinha (que vive as voltas com um vizinho velhinho e pedófilo) identifica na "criança" a lenda de Otesánek, e passa a alimentá-lo às escondidas, com medo do destino que a lenda reserva à criatura.
Longa de Svankmajer, baseada no folclore tcheco. É uma mistura de terror, humor negro, fantasia e surrealismo com a habitual mistura de personagens de carne e osso animação em 'stop motion', na qual o diretor é mestre. Tivesse uns 20 minutos a menos ganharia mais ritmo e talvez alcançasse um público maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário