domingo, 25 de outubro de 2009

QUEM MATOU ROSEMARY?

(THE PROWLER)
EUA - 1981
Dir.: Joseph Zito



O filme começa no fim da Segunda Guerra, quando os soldados estão retornando para casa e, durante um baile de formatura, um casal (a parte feminina é a Rosemary do título) que estava dando uns amassos num local ermo é assassinado por um maníaco vestido de soldado numa cena que remete a inúmeras já vistas no gênero: o casal morre junto, transpassado por uma daquelas ferramentas usadas em fazenda, e o assassino ainda deixa uma rosa vermelha nas mãos da moça, em referência a seu nome.
Corta para 1980, quando depois de 35 anos sem realizar o tal baile de formatura por ordem do pai da moça assassinada, um major do exército, os jovens da cidade decidem reeditar o evento.
Obviamente alguém vestido de soldado vai atacar os formandos.
Vendo assim, parece uma reedição do "Dia dos Namorados Macabro", realizado no mesmo ano, e apesar do diretor não ter feito nada que preste, tem seus méritos; além do trabalho de Tom Savini na maquiagem e Farley Granger, que trabalhou com Hitchcock em "Pacto Sinistro".
É um dos mais clássicos slashers das décadas 70/80; tenso, com direito a muito sangue e mortes cruéis em on, que incluem uma cabeça explodindo. Tem também aquele clichê velho que só do personagem que alerta os demais sobre a maldição; tem personagens que simplesmente desaparecem sem explicação e o tradicional susto final, depois do assassino já despachado. Não demora e alguém vai refilmá-lo com referência a Guerra do Golfo ao invés da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário