domingo, 22 de agosto de 2010

DELINQUENTES

(THE GREAT ECSTASY OF ROBERT CARMICHAEL)
Inglaterra - 2006
Dir.: Thomas Clay


O filme se passa no início da invasão do Iraque pelos EUA e a Inglaterra.
Enquanto os soldados matam e morrem no país de Saddam, grupo de jovens vive suas vidas sem grandes preocupações: empurram a escola com a barriga, consomem drogas e criam confusão em New Heaven, cidade costeira da Inglaterra.
O Robert do título em inglês é um deles, o mais introvertido do grupo. Vive com a mãe solteira e toca violoncelo na banda da escola, sendo considerado um músico promissor.
O ídolo do grupo é Larry Haydn (Danny Dyer, em rápida participação) que sai da cadeia, protagoniza uma sequência que mostra bem o pouco caso do grupo com a vida alheia - ele se envolve com uma garota, transa, a disponibiliza para os amigos, e depois volta para a prisão.
O extase do personagem principal é a absurda cena de violência sexual do fim.
Não é o objetivo do filme, mas é inevitável compará-lo a "Laranja Mecânica" quando mostra o desprezo pela vida alheia, embora no filme de Kubrick o grupo de deliquentes fosse realmente sádico. Aqui o caso parece mais de apatia e indiferença, que acaba descambando para violência descontrolada, sem que seus personagens tenham consciência disso, até se verem no beco sem saída no final.
A direção é boa: se vale de longas sequências em planos sem cortes, o que mostra o bom trabalho com os atores; e sempre mantém distância dos personagens, qual um teatro filmado, como se o espectador estive assistindo uma realidade que não é a dele (mas nem tanto, como se vê todos os dias no noticiário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário