segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CURA

(KYUA)
Japão - 1997
Dir.: Kiyoshi Kurosawa


Policial (Kôji Yakusho, de "Babel") as voltas com a loucura da própria mulher é encarregado de desvendar uma série de mortes, aonde as vítimas tem o pescoço cortado em forma de X, em geral por pessoas próximas, como maridos ou colegas de trabalho.
As investigações levam a um jovem desmemoriado, que aparentemente hipnotiza suas vítimas e de alguma forma as induz ao crime. Seus motivos são ignorados, e ele apenas responde monossilabicamente as perguntas que lhe são feitas em geral com outras perguntas.
Boas atuações, direção segura de Kurosawa, que não é parente do famoso Akira K., e costuma dirigir até 3 filmes por ano e a habitual qualidade técnica do cinema japonês, embora algumas passagens dentro de um ônibus sejam claramente feitas em estúdio. Destaque para cenários e algumas sequências longas, sem corte, nos moldes de um teatro filmado.
O filme é centrado no policial e no desmemoriado, um verdadeiro enigma em suas origens e objetivos, que o filme nunca esclarece quem é e termina por lhe insinuar poderes sobrenaturais. Atenção para a última cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário