quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O CASTELO ASSOMBRADO

(HAUNTED PALACE)
EUA - 1963
Dir.: Roger Corman


Charles Dexter Ward (Vincent Price) recebe um castelo de herança de seu tataravô, Joseph Curwen (também Price), um satanista que foi queimado vivo 110 anos antes pelos moradores do vilarejo próximo devido aos roubos de corpos e hipnose das mulheres da vila para que servissem à seus propósitos.
Logo ao chegar ele percebe a antipatia dos moradores ao revelar quem é, além de testemunhar a existência de seres humanos deformados, vítimas da suposta maldição lançada por seu antepassado sobre os moradores e seus descendentes no momento em que foi jogado nas chamas.
Ward planeja vender o castelo (trazido pedra por pedra da Inglaterra, a exemplo de "O Solar Maldito"), mas é dominado pelo espírito (ou consciência de seu antepassado) que resolve continuar com seus rituais, visando trazer de volta a vida sua amante da vida passada, sendo para isso assessorado por dois mortos vivos (um deles é Lon chaney Jr.). Paralelamente, ele aproveita para se vingar dos descendentes de seus algozes.
Mais um da brilhante parceira Corman/Price que rendeu entre outros o genial "A Máscara da Morte Rubra". Esse aqui é baseado em um poema de Allan Poe e num conto de Lovecraft, e é possível perceber o primeiro no quadro na parede e o segundo no culto ao demônio.
Ótima atuação de Price, bons cenários e direção.
Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário