quarta-feira, 9 de junho de 2010

A NOITE DO TERROR CEGO

(LA NOCHE DEL TERROR CIEGO)
Espanha / Portugal - 1971
Dir.: Amando de Ossorio


Em Lisboa Virgínia reencontra Beth, sua ex de tempos de escola, e as duas, e mais Roger, atual rolo de Beth resolvem viajar de trem para acampar. Só que o interesse de Beth por Roger causa um desentendimento entre elas, e Virgínia simplesmente pula do trem e passa a noite entre as ruínas de uma abadia em Berzano. Durante a noite ela é atacada pelos mortos vivos.
Intrigados, Beth e Roger decidem investigar o que aconteceu, principalmente depois de saberem das lendas que rondam o local: cavaleiros medievais que foram ao Egito e se envolveram com rituais que lhes dariam vida eterna foram enterrados no local.
Primeiro de uma série de 4 filmes sobre o mesmo tema dirigidos por Ossorio, decano do cinema de terror espanhol, não se pode dizer que tenha muita influência de "A Noite dos Mortos Vivos", visto ter idéias próprias, como a origem dos zumbis. Claro que alguém fica preso em algum lugar, mas também deve ser a primeira vez que se vê mortos vivos andando a cavalo, embora não se explique de onde esses apareceram.
Ritmo lento, cenas de sexo softcore, nudez feminina, um pouco de gore meio tosco e alguma violência num filme de produção obviamente não muito rica, que foge do trash e é um tanto longo.
O motivo de ser "terror cego" no título em espanhol é explicado no filme seguinte.
Tem bom clima, bom uso de cenários reais e ótima caracterização dos mortos vivos, com suas vestes carcomidas pelo tempo.
Os três filmes seguintes não tem muita relação entre si, e um deles até se passa em um navio fantasma, outra inovação de Ossorio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário