terça-feira, 8 de junho de 2010

LEVIATHAN

(LEVIATHAN)
EUA / Itália - 1989
Dir.: George Pan Cosmatos


Empresa explora uma mina de prata a 5000 metros no fundo do mar. Trancados na estação há 87 dias, os mineiros esperam os 3 dias que restam para voltar para casa, quando um acidente os leva a encontrar um navio russo afundado que eles descobrem pela internet que na verdade ainda estaria em atividade na frota russa.
Sabe-se lá por que, eles levam o cofre do navio para bordo da estação e descobrem uma fita de vídeo e uma garrafa de vodka, que um espertinho surrupia e trata de entornar, dividindo com outra parceira.
A tal vodka aparentemente estava contaminada por algum experimento genético, que gera uma transformação nos dois que a tomaram, e depois se espalha entre os demais 6 tripulantes, provocando bizarras alterações físicas.
A partir daí, segue-se o que se espera nesse tipo de filme, com tentativas de fuga por parte dos sobreviventes.
Filme que já foi visto inúmeras vezes com outros nomes, e é claramente (muito claramente mesmo, inclusive nos efeitos) inspirado num certo clássico de John Carpenter, chamado "O Enigma do Outro Mundo". Tem um quê de "Alien" também.
Cosmatos, que apesar do nome é italiano, nunca dirigiu muita coisa que mereça crédito (a menos que alguém ache "Cobra" e "Rambo II" com Stallone cinema de qualidade...), e aqui faz o que se espera de um filme convencional e de boa produção que segue a receita de bolo comum ao gênero.
O elenco é encabeçado pelo Robocop Peter Weller e Richard Crenna, mas também tem Daniel Stern, Hector Elizondo e Ernie Hudson.
A princípio talvez seja associado à "O Segredo do Abismo" de James Cameron, mas apesar de lançado no mesmo ano desse, foi pras telas alguns meses antes.
É totalmente previsível, mas não ofende a inteligência de quem não espera muito e provavelmente será esquecido logo que começarem os créditos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário