domingo, 28 de junho de 2009

O ESPANTALHO

(THE WICKER MAN)
Inglaterra - 1973
Dir.: Robin Hardy


Neil Howie, policial carola a ponto de se manter virgem para o casamento, recebe uma denúncia de que uma menina teria desaparecido e sua família não teria dado queixa. Ele então se dirige a uma ilha na costa da Escócia famosa por sua produção de frutas mesmo em condições não apropriadas, e lá encontra uma comunidade que segue uma religião anterior ao cristianismo e cultua os deuses do campo, do mar, o fogo, etc.
A comunidade vive sob a liderança de Lord Summerisle (Christopher Lee), neto do primeiro fazendeiro a implantar novas técnicas de agricultura e que estimulava os locais a manterem suas tradições, que incluíam até mesmo sexo ao ar livre, o que choca Howie.
Mesmo com a contrariedade dos moradores, que dizem que a menina não desapareceu, Howie continua com suas investigações, agora acreditando que a menina seria sacrificada em um ritual de prosperidade à algum deus pagão, pois a última colheita fracassara; até chegar a um final surpreendente, para ele e os espectadores.
Um dos filmes mais bacanas da década de 70, e talvez da história do cinema. Criou polêmica à época do lançamento e por isso foi para as telas com 15 minutos a menos. Na versão do diretor que circula na net, são visíveis as cenas deletadas pois a cor dessas difere do resto do filme.
Em uma dessas cenas, o personagem de Lee divaga em um monólogo aonde diz que poderia viver como os animais, pois esses não cultuam os antepassados, nem se curvam ante alguém morto há dois mil anos.
São muito bonitas e sensuais as cenas da dança da personagem de Britt Ekland, nua, em seu quarto. Sensual sem descambar para o erotismo bagaceiro.
O filme se baseou em pesquisa histórica, daí a presença quase didática de elementos do paganismo banido com a asceção do cristianismo: rituais em torno do fogo visando a fertilidade; um bizarro tratamento para garganta inflamada que consiste em pôr um pequeno sapo na boca de uma criança; o culto ao pênis como símbolo de força geradora da natureza e por aí vai.
Teve uma horrenda refilmagem com Nicolas Cage, que é totalmente ridícula e despropositada.
Lee declarou que o Lorde Summerisle foi seu melhor papel, e por aí já se pode ver como o filme é digno de registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário