quarta-feira, 28 de março de 2012

CARGO 200

(GRUZ 200)
Rússia - 2007
Dir.: Aleksey Balabanov


Depois de se divertir em um clube, Angelika, filha de um figurão do Partido Comunista, sai com Valery, namorado de sua amiga, sendo que ela namora um soldado que está na guerra, no Afeganistão. Ele decide ir a uma casa afastada comprar bebida produzida ilegalmente, enche a cara e apaga.
Sozinha, Angelika acaba sequestrada por Zhurov, um capitão de polícia, sádico, violento e psicótico que a leva para casa, a trata como esposa e mantém algemada na cama, com a complacência da mãe dele, visivelmente desequilibrada.
O martírio dela não termina aí: depois de abusada sexualmente com uma garrafa pelo capitão é estuprada por outro homem, sob ordens do "marido" e obrigada a dividir a cama com o cadáver do noivo.
O título faz referência aos carregamentos que traziam os cadáveres dos soldados mortos na guerra do Afeganistão. O filme se passa em 1984, época em que começou a debandada soviética no país dos Talibãs e seria uma alegoria sobre a decadência do império soviético.
Foi muito elogiado nos festivais aonde foi exibido e impressiona por ser baseado em fatos reais. É uma mistura de violência, desrespeito aos direitos humanos, abuso de poder (o tal capitão mata e corrompe; o pai da desaparecida ameaça um oficial com limpeza de banheiros, caso ele não encontre sua filha em 24 horas), corrupção, indiferença e covardia.
O filme se passa em uma cidade industrial, cinzenta e decadente, que reflete o fim de uma era, e a fotografia, que valoriza tudo isso acaba sendo outro atrativo, pois fica a cargo de sua deprimente história.

sábado, 24 de março de 2012

O SÉTIMO MÊS

(THE MAID)
Cingapura - 2005
Dir.: Kelvin Tong


Rosa é filipina e vai trabalhar como doméstica em uma casa de família em Cingapura, justamente no sétimo mês do calendário chinês, aonde, de acordo com as tradições, os portões que separam esse mundo do inferno se abrem e os fantasmas podem passear livremente entre os mundos. Por isso são feitas oferendas aos mortos e realizados alguns rituais para que os vivos não sejam incomodados.
Católica, Rosa não leva muita fé nisso tudo até começar a ver fantasmas e depois desconfiar que há alguma coisa errada na casa, e que talvez envolva a desaparecida empregada anterior.
O filme perde um bom tempo com Rosa vendo fantasmas pra todo lado e com exibições e explicações do que significam os rituais. Lá pelo fim a trama entra nos trilhos, e vem a tona mais uma história envolvendo o passado de uma família e um fantasminha não tão camarada querendo vingança.
É assistível, mas vale mesmo pelas interessantes lendas e tradições que os chineses seguem no tal sétimo mês, que já foi tema de outro filme comentado aqui, "O Sétimo Mês".

quarta-feira, 21 de março de 2012

THE INNKEEPERS

(THE INNKEEPERS)
EUA - 2011
Dir.: Ti West


2 Recepcionistas de um hotel prestes a fechar as portas vivem a expectativa de conseguir alguma gravação que comprove a existência do fantasma de uma mulher que se matara décadas antes no lugar.
Como está para fechar, são poucos os hospedados no lugar, o que faz com que a dupla tenha tempo de sobra para suas atividades de caça fantasmas.
Depois de muitos minutos de tédio, os dois conseguem alguma coisa que indique a existência de fantasmas. A questão é saber se ainda sobrou algum espectador interessado no arrastadíssimo filme, que parece maior que seus 104 minutos de duração.
O filme também não faz dos fantasmas vilões que querem se vingar ou arrastar outras almas para seu inferno particular. São apenas mortos que ainda não encontraram seu rumo, e o maior vilão do filme acaba sendo mesmo o medo de seus protagonistas.
O diretor foi responsável pela mal afamada continuação de "Cabin Fever".

sábado, 17 de março de 2012

A CAPITAL DOS MORTOS

(A CAPITAL DOS MORTOS)
Brasil - 2008 (Vídeo)
Dir.: Tiago Belotti


Zumbis atacam na capital do país, e protagonizam mais um filme tosco...
Um involução do gênero terror no Brasil, visto em 2007 ter chegado ao mercado nacional o muito melhor "Mangue Negro".
Um pouco de gore, heavy metal, uma cena com mulher pelada, maquiagem meio caída, atuações e direção ruins... Em alguns trechos nem parece que os personagens estão sobre uma ameça inimaginável: agem e falam como se estivesse tudo bem.
Muito fraco.

quarta-feira, 14 de março de 2012

NOROI

(NOROI)
Japão - 2005
Dir.: Kôji Shiraishi


Masafumi Kobayashi é repórter investigativo das causas sobrenaturais.
Quando uma garota com supostos poderes psíquicos desaparece, ele começa a investigar e a suspeitar que por trás de misteriosos acontecimentos poderia estar o demônio Kagutaba, que seria controlado por uma antigo ritual que foi esquecido pelo tempo, principalmente depois que a aldeia aonde era realizado foi submersa por uma represa.
Interessante mockumentary japonês que segue a linha lançada por a "Bruxa de Blair" e usa alguns elementos do recente "O Último Ritual".
O filme é legal, embora exagere numa passagem aonde um personagem está mais preocupado em filmar do que em ajudar a mulher.
Outro ponto a favor é fugir dos modelitos "moçadocabelolisoecomprido" e "fantasmaquedecidesevingar".
Boa pedida.

sábado, 10 de março de 2012

PEQUENO APOCALIPSE

(KÜÇÜK KIYAMET)
Turquia - 2006
Dir.: Durul Taylan / Yagmur Taylan




Família - mãe, pai, bebê e babá, uma criança pequena e mais dois sobrinhos adolescentes - se prepara para viajar para uma casa de praia, quando acontece um terremoto na madrugada da viagem. Eles decidem viajar na manhã seguinte e quando chegam a tal casa descobrem que essa tem vista para um antigo cemitério.
Segue-se então uma série de incidentes com a mãe, que vê a filha ferida, rachaduras na parede, sua mãe morta, até que descobrem que o cemitério local tem sepulturas com seus nomes.
Aí o filme muda de rumo, e o que parecia um terror sobrenatural ganha ares de horror real, em bela mudança de roteiro, quando a direção convencional adota um tom até meio documental.
Talvez o melhor filme de horror da Turquia.
Grande pedida.

domingo, 4 de março de 2012

NOVE MILHAS ABAIXO

(NINE MILES DOWN)
EUA / Inglaterra - 2009
Dir.: Anthony Waller


Grupo de cientistas parte para o Deserto do Saara para explorar uma fenda recém descoberta e tentar descobrir mais sobre o interior da Terra.
Repentinamente a comunicação com o grupo é suspensa, e a companhia responsável pela pesquisa envia um único homem para descobrir o que aconteceu.
Ao chegar ele encontra um cenário de caos, 2 corpos, e o restante da equipe desaparecida. Apenas uma cientista dá as caras, e parece mais interessada em sair dali do que assustada com o que teria acontecido.
A suspeita, baseada em fatos apurados, pichações com sangue nas paredes e vídeos e gravações de sons deixados pela equipe desaparecida é de que a sonda responsável pela exploração chegara ao inferno...
Até começa interessante, mas depois tenta se segurar em ceninhas de sexo e em reviravoltas e pistas falsas para enganar o espectador. Depois de um 40 minutos dá vontade de pular logo pro fim do filme.