domingo, 26 de agosto de 2012

POSSUÍDAS 2: FORÇA INCONTROLÁVEL

(GINGER SNAPS: UNLEASHED)
Canadá - 2004
Dir.: Brett Sullivan


Continuação do filme de 2000, que mantém o bom nível do anterior, e sob certos aspectos, é até melhor.
Uma das irmãs do filme anterior sobreviveu, mas se viciou em uma droga capaz de retardar a trnasformação em lobisomem. Encontrada na rua, é confundida com uma viciada e internada em uma instituição. Ela acaba conseguindo ajuda de um enfermeiro mau caráter para fugir do lugar e continuar a busca por uma cura para seu mal.
A boa idéia aqui é apresentar personagens que são tão ou mais perigosos que a menina lobisomem, e ainda um final ótimo, que foge do óbvio.

domingo, 19 de agosto de 2012

CARGO

(CARGO)
Suíça - 2009
Dir.:Ivan Engler / Ralph Etter


Gigantesca nave (uma bela maquete, talvez um tanto exagerada em seu tamanho) viaja rumo a estação espacial transportando material de construção. Dentro vai a médica Laura, cujo objetivo é conseguir dinheiro para viajar para Rhea, um novo mundo para onde fogem os habitantes do planeta Terra, que entrou em colapso devido a degradação ambiental.
A equipe viaja congelada, ficando um tripulante de plantão, que se reveza a cada oito meses. É durante o plantão de Laura que se descobre que há algo errado, quando um dos tripulantes é assassinado. Começa então uma série de revelações sobre a Terra, Rhea e a verdadeira missão da nave.
Sci-Fi suíço bem chatinho. A premissa é meio manjada - "Pandorum" tinah história semelhante, mas apelava para o terror. Aqui a trama é mais cerebral.
A história até tem alguns elementos visuais interessantes, mas é extremamente lenta e falta ação.
Incrível também como qualquer filme do gênero aventura espacial que apresente naves espaciais, não importa a nacionalidade, tem aquela cena clássica da nave entrando em cena pelo canto da tela, cujo objetivo é nenhum senão mostrar a maquete.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ZOMBIES & CIGARETTES

(ZOMBIES & CIGARETTES)
Espanha - 2009
Dir.: Rafa Martínez / Iñaki San Román


Garoto tímido tenta conquistar a garota de seus sonhos, quando o shopping aonde os 2 trabalham é invadido por uma horda de zumbis.
Terror espanhol que acha uma arma original pra espantar os mortos vivos. Destaque para o canastríssimo herói que tenta ajudar as dupla e mais um sobrevivente.

sábado, 11 de agosto de 2012

LIVIDE

(LIVIDE)
França - 2011
Dir.: Alexandre Bustillo / Julien Maury


Lucie consegue emprego de assistente de uma enfermeira, que cuida dos idosos praticamente abandonados por parentes da cidade aonde moram. São pessoas que precisam de cuidados como serem limpas e/ou medicadas. Uma delas é Deborah Jessel, uma ex-professora de dança cuja única filha morreu anos antes, e como seu último desejo era morrer em casa, ela vive praticamente em coma, carregando pendurada no pescoço uma chave.
A casa aonde Jessel vive é uma mansão, localizada em um pântano, de aparência um tanto gótica e atulhada de objetos e que segundo a enfermeira guardaria um tesouro, sendo que, aparentemente, a chave abriria a porta aonde se esconde tal segredo.
O olho de Lucie cresce, e junto do namorado e um amigo invadem a casa à noite, visando ficarem ricos. Só que a mansão guarda segredos misteriosos, e os 3 vão comer o pão que o diabo amassou quando derem de cara com as criaturas sedentas de sangue que habitam o lugar.
Como curiosidade, Lucie tem um olho de cada cor, que dizem ser de almas diferentes, que poderiam entrar e sair do corpo.
A dupla de diretores é a responsável por "A Invasora", e aqui pega bem mais leve no gore e violência em prol de uma história mais amarrada (o filme anterior era praticamente uma sequência de violência a serviço do roteiro).
O filme é sombrio, a começar pela fotografia, apresenta uma surpresa macabra quando eles encontram o "tesouro" e acelera o ritmo depois da metade. Talvez faltasse explicar a origem dos seres que perseguem os invasores, mas no final das contas, é um filme curioso e esteticamente perfeito.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

[REC³] - GÊNESIS

[REC³] - GÉNESIS
Espanha - 2012
Dir.: Paco Plaza


Terceiro filme da série que já se anuncia uma tetralogia.
Durante um casamento chique, um dos convidados que fora mordido por um cachorro começa a manifestar sinais da, digamos... "Doença da Menina Medeiros". Ele ataca uma das convidadas e outros contaminados, surgidos sabe-se lá de onde, invadem a cerimônia e o caos se instala, com o casal de noivos se separando em meio à confusão e, depois tentando se reencontrar, movidos pelo intenso amor que sentem um pelo outro.
A grande sacada do diretor aqui é começar como mais um found footage, seguindo a linha dos dois primeiros até o momento em que se instala o caos. Aí uma câmera de mão é deliberada (e referencialmente) quebrada, entram os créditos, e o filme segue a trilha do cinema tradicional.
O resultado é um bom terror de zumbis, com algumas concessões ao humor non-sense e ao heroísmo de filme B: tem um panaca vestido de "John Esponja" por causa dos direitos autorais, e tendo que explicar isso em meio à ação; um mocinho que veste armadura pra se defender e uma mocinha que rasga o vestido de casamento com uma serra elétrica e parte para o ataque.
Demora um pouco a engrenar, mas é legal, segue a linha demoníaca do anterior (só uma cena faz o link entre os filmes, não sendo uma continuação direta), lembra os filmes de mortos vivos de George Romero e a recente série "Extermínio" e garante bons momentos de tensão.

sábado, 4 de agosto de 2012

POSSUÍDA

(GINGER SNAPS)
Canadá - 2000
Dir.: John Fawcett


Duas irmãs unidas por sua atração pela morte, e vítimas de discriminação na escola por seu visual meio desleixado, são atacadas por um misterioso animal, que morre atropelado logo depois.
O bicho era um lobisomem, e uma delas inicia uma lenta transformação, enquanto a outra tenta a todo custo descobrir uma forma de interromper o processo, sendo ajudada por um colega de escola. Só que enquanto sofre transformações físicas, a garota também passa por um processo de liberação sexual.
Terror canadense que tem jeitão de filme adolescente mas foge do lugar comum dos filmes americanos do gênero. É o primeiro de uma trilogia, e o segundo é tão ou mais interessante que esse.