(NIHON CHINBOTSU)
Japão - 2006
Dir.: Shinji Higuchi
Cientistas descobrem que as placas tectônicas embaixo do Japão estão se movendo de forma perigosa, e no prazo de um ano o país afundaria devido aos terremotos, que causariam maremotos além do despertar dos vulcões.
O governo então decide "exportar" seus cidadãos para os países que os aceitassem, até mesmo subornando esses com obras de arte japonesas.
Quando tudo parecia perdido, surge a esperança de salvar alguma parte do país com a detonação de explosivos que cessassem o movimento das placas.
Filme catástrofe japonês que não fica nada a dever aos dos Emmerichs da vida: cenas espetaculares de destruição, escapismo, heroísmo, sacrifícios em prol da sociedade, dramas pessoais, etc.
A trama tem muito de "2012", "Armagedom", "Impacto Profundo", etc e não fica muito atrás de quem curte efeitos grandiosos; um deles é bem legal, com um imenso navio sendo arrastado por uma tsunami.
A título de curiosidade, é interessante a parte aonde aparece Fukushima (recentemente devastada por um terremoto seguido de maremoto) ser citada como cidade não atingida pela catástrofe.
É longo, mas nunca arrastado ou desinteressante.