sábado, 28 de setembro de 2013

EUROPA REPORT

(EUROPA REPORT)
EUA - 2013
Dir.: Sebastián Cordero


Bom mocumentário que mistura aventura, sci-fi e terror, com enredo muito semelhante ao do recente "Apolo 13", só que bem superior em termos de desenvolvimento.
Equipe de 6 astronautas viaja por quase 24 meses até Europa, uma das luas de Jupíter para explorar a possibilidade de vida, sendo que o terror aqui não nasce de criaturas agressivas e hostis, que até existem na trama.
No roteiro os riscos decorrem da longa viagem, das condições enfrentadas durante essa e em Europa, conhecida apenas à distância, via telescópio e suposições. O pouso em si já é um drama, visto o satélite ser coberto por uma camada de gelo.
A trama é tensa, bem dirigida e os poucos bons efeitos ficam a serviço da história, que conta com Sharlto Copley, de "Distrito 9" e Michael Nyqvist, da série "Millenium".
Boa pedida.

sábado, 21 de setembro de 2013

IKARIE XB 1

(IKARIE XB 1)
Tchecoslováquia - 1963
Dir.: Jindrik Polák


No ano de 2163, a nave que dá nome ao filme, Ikarie (Ícaro), viaja rumo à constelação de Alpha Centauri para explorar um dos planetas que orbitam seu sol, na expectativa de encontrar vida.
A previsão é que a viagem dure 15 anos, entre ida e volta, e durante esse período a tripulação, de 40 pessoas, tem que conviver levando em consideração todo tipo de conflito que o isolamento pode causar em um ambiente que emula a vida em uma sociedade terrena: bailes, academia, Natal, etc.
Durante o percurso, a nave vai encontrar outra, que se supõe alienígena, abandonada no espaço; e ainda descobrir a existência de uma estrela negra e sua perigosa radiação.
Baseado em Stanislaw Lem, é um produto muito bem acabado, com boa fotografia em preto e branco, e antecipando idéias que seriam vistas depois em "2001", "Perdidos No Espaço" e "Star Trek"; na verdade, esse aqui seria um antepassado bem próximo de Kirk e cia e do Dr. Smith e sua trupe, além de ter um robô muito parecido com visto depois em "Perdidos...".
Claro que é um filme ultrapassado esteticamente e na concepção de suas naves - uma delas é a velha nave em forma de prato, além de erros como o som se propagando no espaço. Mas é muito bem realizado, com cenografia e direção cuidadosas, em uma trama que foge ao modelo de propagação do ideário comunista, como "Planeta Bur", realizado 1 ano antes.

sábado, 14 de setembro de 2013

MATADOURO

(MATADOURO)
Brasil - 2012
Dir.: Carlos Junior


Found footage à moda da casa.
2 assassinos sequestram e matam jovens, enquanto filmam tudo.
Primeiro 2 mocinhas conversam e depois passam um bom tempo na frente da câmera dirigindo, até que são rapidamente assassinadas, enquanto a câmera sacode pra todo lado e se ouvem seus gritos.
Depois um grupo de amigos viaja de carro e se filmam falando bobagem, correndo de cueca pela estrada e zoando uns aos outros quando são atacados. Aí a câmera sacode, dá zoom, se afasta, etc, enquanto eles são torturados por um homem com uma tesoura de jardinagem.
O problema é que a câmera é ruim demais, o roteiro é batido e da tortura se ouvem gritos e muita violência sugerida, mas pouco exibida, além de demorar tempo demais para que o que deveria ser o terror comece.
Com tanta coisa no folclore nacional - Saci, Cuca, Mula Sem Cabeça, Curupira - resolvem copiar algo já visto inúmeras vezes.
Mas, vale pela intenção, né...

sábado, 7 de setembro de 2013

SENKI

(SENKI)
Macedônia / Alemanha / Itália / Bulgária / Espanha - 2007
Dir.: Milcho Manchevski


Médico sobre um acidente e escapa por pouco de abotoar o paletó de madeira. Recuperado, ele tenta seguir com a vida até começar a perceber a presença do que parecem fantasmas ao seu redor.
Convencido de se tratarem, de fato, de almas do outro mundo ele tenta entrar em contato com elas para descobrir quem são e o que querem.
É um tanto lento, longo demais, mas vale pela boa intenção e pela oportunidade de se assistir à um filme da macedônia.