sábado, 28 de junho de 2014

O BOSQUE MALDITO

(IL BOSCO FUORI)
Itália - 2006
Dir.: Gabriele Albanesi


Casal que está discutindo a relação na beira de uma estrada é atacado por três homens. Eles conseguem escapar graças a outro casal que passava pelo local, e são convidados a irem até sua casa para se acalmarem. Ao chegarem, eles descobrem que estão em situação tão pior quanto antes, pois a família precisa alimentar seu rebento...
Tem muito tempo que o cinema de terror italiano se perdeu, e esse aqui só confirma a péssima fase. A história é manjada, e é tudo meio mambembe: é visível que as cenas noturnas foram feitas de dia; as atuações são canhestras; e tem aquela fixação com olhos femininos, facas e closes que já fazem parte do modelo carcamano de filmes de terror.
Uma pena, mas parece difícil acreditar que o cinema de terror italiano volte a ter alguma relevância no cenário cinematográfico mundial.

domingo, 22 de junho de 2014

CORAZON: ANG UNANG ASWANG

(CORAZON: ANG UNANG ASWANG)
Filipinas - 2012
Dir.: Richard Somes


Corazon tem dificuldade de engravidar, e isso incluí apelar para santos e curandeiros. Além disso, ela e a mãe não são bem vistas pela miserável comunidade aonde vivem, pois teriam sido prostitutas na época da invasão japonesa (provavelmente foram obrigadas a se prostituírem, coisa comum durante as invasões japonesas na região).
Ela consegue engravidar, mas a criança nasce morta e Corazon enlouquece: esbraveja contra Deus e num acesso de insanidade, come a criança morta.
Completamente fora de si, ela veste uma pele de javali e começa a matar as crianças da vila.
Filme que retrata o surgimento da lenda de Aswang, um ser mítico que se alimenta de crianças ainda no útero das mães.

sábado, 14 de junho de 2014

OS MORTOS

(THE DEAD)
Inglaterra - 2010
Dir.: Howard J. Ford / Jonathan Ford


Epidemia de zumbis ataca em algum lugar miserável da África, e obriga um engenheiro - que sobreviveu à queda de um avião durante a fuga - e um soldado desertor em busca do filho a se unirem na tentativa de chegar à algum lugar seguro.
É original por lançar a praga em uma região perigosa por si só: fica claro que há um conflito; não há comida nem água; e o povo mora em casas de barro, o que não ajuda na defesa da epidemia.
Só é um tanto lento, assim como os zumbis que aqui seguem a cartilha George Romero - lentos e abatidos com tiros na cabeça.

sábado, 7 de junho de 2014

EXCISION


(EXCISION)
EUA - 2012
Dir.: Richard Bates Jr.


Garota meio perturbada e que sonha em ser médica, tem que lidar com suas colegas de escolas (aquelas tradicionais barbies e líderes de torcida que vemos aos milhares em filmes americanos) e com a mãe dominadora, além de um pai omisso e uma irmã que sofre de uma doença nos pulmões.
Filme meio doido, com direito a cenas às vezes perturbadoras, às vezes meio surreais - em uma delas uma mulher enfia a mão na vagina e retira um feto, que é colocado em um forno.
A mãe é a ex-musa pornô adolescente Traci Lords, John Waters interpreta um padre (é sério) e Malcolm McDowell um professor, sendo esses papéis pequenas participações.