sábado, 26 de julho de 2014

RIGOR MORTIS

(GEUNG SI)
Hong Kong - 2013
Dir.: Juno Mak


Filme bem acabado e com uns efeitos interessantes, sobre um suicida que, salvo da morte por um vizinho, se vê em meio aos espíritos que habitam um prédio xexelento de Hong Kong.
O problema é a confusão de personagens e tramas, não ficando claro se é delírio ou realidade o que se vê em cena, como duas gêmeas demoníacas; mãe e filho (que lembram outras tramas do terror oriental) e a mais interessante das tramas, envolvendo a tentativa de trazer de volta à vida um recém falecido.

sábado, 19 de julho de 2014

A MEMÓRIA DO MORTO

(LA MEMORIA DEL MUERTO)
Argentina - 2011
Dir.: Valentín Javier Diment


Jorge morre subitamente e sua apaixonada mulher resolve reunir os amigos com um objetivo: trazer o morto de volta à vida.
O grupo então se tranca em uma casa e, realizado um ritual, o lugar se torna uma espécie de farol, atraindo os mortos que tiveram algum grau de relacionamento com quem está lá dentro.
Começa então uma lavação de roupa suja entre os habitantes dos dois mundos, com direito a violência, incesto, ofensas, etc.
Um roteiro pra lá de interessante, tocado de uma forma meio confusa, mas que mantém o interesse até o final.
O diretor usa uma fotografia estilizada que lembra muito Mario Bava e Dario Argento em seus áureos tempos, e ainda consegue criar algumas cenas bem interessantes, principalmente as com a menina sem rosto.

sábado, 12 de julho de 2014

HIERRO

(HIERRO)
Espanha - 2009
Dir.: Gabe Ibáñez


Durante uma viagem à uma ilha na costa espanhola o filho de Maria desaparece. Meses depois a polícia local a chama para fazer o reconhecimento de um corpo, que Maria não identifica como de seu filho. Só que um problema burocrático a obriga a ficar mais uns dias na ilha.
Maria então acredita ter visto a criança em uma praia deserta e inicia uma investigação por conta própria, principalmente depois de saber de outro menino desaparecido após um acidente de carro.
O filme segue meio arrastado mas mantém o interesse - salva-se também a boa fotografia - só lá pelas tantas a protagonista começa a ter atitudes meio incoerentes, e aí o único interesse passa a ser como a história vai terminar.

sábado, 5 de julho de 2014

SONHO ETERNO

(NAGAI YUME)
Japão - 2000 (TV)
Dir.: Higuchinsky


Esquisitíssima produção feita para a televisão sobre um homem que é internato em um hospital alegando que seus sonhos duram mais que o normal: no início duravam 1 dia, e foram aumentando sua duração para mais de 10 anos.
A consequência disso foi uma mudança em sua aparência (um defeito especial meio tosco, perdoável por ser feito para a TV), pois como seus sonhos duravam muito tempo, seu corpo se adaptou a realidade de uma geração futura, expressando a mudança física causada pela evolução humana.
O diretor de nome estranho se saiu bem melhor em seu filme posterior, "Uzumaki".