terça-feira, 30 de dezembro de 2014

VIY

(VIY)
Rússia / Ucrânia / Rep. Tcheca
Dir.: Oleg Stepchenko


Ótima versão russa para o clássico de 67, baseado em conto de Gogol e em lendas dos países eslavos.
A novidade aqui é respeitar a lenda e incluir novos elementos como uma aldeia dominada pelo fanatismo religioso e um cientista inglês (Jason Flemyng) que se interessa pela história do padre que desapareceu após passar três dias velando o corpo de uma bela moça, filha de um mandachuva do lugar.
Os efeitos são ótimos e não fazem feio frente aos similares americanos, em especial a sequência na taberna em que o personagem de Flemyng é atacado por criaturas dignas dos filmes de Del Toro, e que remete diretamente a uma sequência semelhante no filme original.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MIZUCHI

(MIZUCHI)
Japão - 2006
Dir.: Kiyoshi Yamamoto


Mortes misteriosas, aonde as pessoas furam os próprios olhos, despertam a curiosidade de uma jornalista, que acredita que alguma coisa na água pode estar enlouquecendo a população e um terremoto, que desenterrou um antigo templo, pode ter ligação com os acontecimentos.
Terror japonês lento, o que é meio habitual no cinema de terror local.

domingo, 14 de dezembro de 2014

STREET TRASH

(STREET TRASH)
EUA - 1987
Dir.: J. Michael Furo


Dono de mercadinho encontra uma caixa de bebidas com a validade vencida esquecida em seu estoque e resolve vender assim mesmo. Resultado: os mendigos da vizinhança, clientes do bar, começam a derreter ou explodir em tinta multicolorida depois de beber o troço.
Fazendo jus ao título, é uma bela porcaria, com direito a muito gore e interpretações pra lá de toscas. A ambientação é até interessante, porque se nota a utilização de cenários realmente degradados e reais, mas se alonga demais em um roteiro sem muito assunto, e uns personagens malucos (são todos basicamente mendigos e pessoas à margem da sociedade, que moram eu um misto de ferro-velho e lixão).
À título de curiosidade, Bryan Singer (de "X-Men" foi produtor assistente da coisa.