domingo, 23 de outubro de 2016

ENCOUNTERS

(ENCOUNTERS)
Dinamarca / Suécia - 2014
Dir.: Anders Johannes Bukh


Quarteto viaja para uma floresta no norte da Suécia para realizar um filme amador.
Eles levam câmeras - que ficam ligadas o tempo todo - barracas e comida, mas nenhum carro, porque foram deixados lá para serem recolhidos depois.
Bom, já deu pra sacar que estamos diante de mais found footage que envolve ET's, floresta sinistra, luzes misteriosas, etc.
É desnecessário dizer que segue a receita de todos os filmes do gênero, com blábláblá pra apresentar personagens, gracinhas por parte de um dos personagens, e sons e aparições intrigantes que se propõem assustadoras.
O problema é o de sempre: como entender alguém carregando uma câmera e filmando quando é perseguido por algo assustador?
Se salvam as rápidas aparições das naves alienígenas, bem elaboradas mas pouco exploradas.

domingo, 16 de outubro de 2016

IN THE DEEP

(IN THE DEEP)
Inglaterra - 2016
Dir.: Johannes Roberts


Já que os tubarões voltaram à moda por causa de "Águas Rasas" ou, na verdade nunca saíram, vale a vista nesse aqui:
Duas irmãs fazem um mergulho em águas infestadas de tubarões dentro de uma daquelas gaiolas em algum lugar do México, quando o cabo arrebenta e elas ficam presas no fundo mar.
A trama é interessante e talvez se alongue demais com cenas repetitivas de forma a aumentar o drama e garantir os tradicionais 90 minutos.
Tem direito à clássica cena "engana expectador", sendo que esse é avisado de que vai ser enganado, é só prestar atenção.
Mas é legalzinho; um bom passatempo.
Talvez pra fugir da concorrência do filme de Jaume Collet-Serra, o filme teve o nome alterado para "47 Meters Down".

domingo, 9 de outubro de 2016

ELES EXISTEM

(EXISTS)
EUA - 2014
Dir.: Eduardo Sánchez


Found Footage sobre o Pé-Grande, figura mítica do imaginário americano e pouco explorado pelo cinema.
É muito melhor que "Willow Creek" e a maioria dos similares em primeira pessoa, pois não fica perdendo tempo apresentando personagens e nem escondendo seu monstro da vez. Mas é óbvio que isso não quer dizer muita coisa, né?
É aquilo de sempre: gente sendo atacada e segurando a câmera para registrar tudo (sinal dos tempos, eles carregam Go-Pro's presas em capacetes).
Sánchez ainda não se desligou da "Bruxa de Blair" e continua insistindo em um modelo que deu o que tinha que dar alguns filmes atrás, mas, dessa vez, pelo menos produziu um filme interessante, curto e objetivo.

sábado, 1 de outubro de 2016

ESCRAVAS DO DESEJO

(LES LÉVRES ROUGES)
Bélgica / França / Alemanha - 1971
Dir.: Harry Kümel


Stefan e Valerie, recém casados, viajam pela Bélgica quando se hospedam em um hotel vazio, que a seguir recebe mais duas hóspedes: a condessa Bathory e sua acompanhante, Ilona.
Logo surge entre o quarteto um jogo de sedução, com as 3 mulheres disputando Stefan, e Ilona e a condessa disputando também Valerie.
Sensacional filme de vampirismo, que é um show de sensualidade sem cair na apelação em momento algum.
Além disso, tem um roteiro esperto e ótima fotografia.
Excelente pedida, com destaque absoluto para as duas protagonistas, Valerie e a famigerada condessa.