domingo, 27 de agosto de 2017

HANGAR 18

(HANGAR 18)
EUA - 1980
Dir.: James L. Conway


Sci-fi esquecida pelo tempo, que quem é mais velho deve ser lembrar de ter sido exibida na extinta TV Manchete.
É mais um longa a explorar a suposta queda de uma nave espacial em Roswell, embora não seja especificamente sobre o famoso incidente.
Nave alienígena cai na Terra depois de colidir com um satélite e é resgatada intacta, mas seus ocupantes morrem na queda.
Os cientistas começam e investigar o aparelho, mas sofrem resistência da presidência do país, pois o presidente encara uma reeleição e sabe-se lá porque isso pode afetar sua candidatura.
É correto como ficção e só.
Um bom passatempo, vindo de uma época em que o enredo era mais importante que os gastos com efeitos especiais, que aqui são quase inexistentes.
Fosse hoje, ia ser cheio de efeitos toscos tipos os dos filmes do canal Scifi.

domingo, 20 de agosto de 2017

TEMPO DE ESCURIDÃO

(PORA MROKU)
Polônia - 2008
Dir.: Grzegorz Kuczeriszka


Coisa muito ruim vinda da Polônia, que já teve alguns produções na linha "sci-fi cabeça" na sua produção cinematográfica.
Mas esse aqui é vergonhoso mesmo.
4 amigos vão em busca de um 5º, desaparecido um ano antes, quando foi visitar um prédio em ruínas, à trabalho.
Eles chegam de caiaque (deve ser pra dar um tom de aventura, meio "Amargo Pesadelo" a coisa) e logo um deles é atacado por alguém, mas consegue escapar. O que você faria, nesse caso? Bom, eles foram acampar e fumar no meio do mato, como se nada tivesse acontecido e depois acabam capturados para serem submetidos à uma experiência iniciada pelos nazistas e que visava transferir uma mente de um corpo em fim de vida para outro mais jovem. Pois é.
Paralelamente, há uma subtrama passada em um hospício que de também fornece pessoas para a a tal experiência, e de onde uma moça cumprindo pena alternativa tenta fugir, ajudada por um maluquinho.
Depois os caminhos de todos vão se cruzar, em uma trama mal amarrada, de diálogos risíveis, atuações péssimas causando muito tédio e irritação pelo tempo perdido.
Não tem nada aqui que se salve, talvez, só mesmo a ambientação, que deve ser alguma fábrica abandonada mesmo.

domingo, 13 de agosto de 2017

ATRAÇÃO

(PRITYAZHENIE)
Rússia - 2017
Dir.: Fedor Bondarchuvk


Agitada aventura de ficção sobre uma nave alienígena que é primeiro atingida por uma chuva de meteoritos e, depois de revelada, abatida pela força área russa, se estatelando em plena Moscou, causando mortes e destruição.
A área é cercada, mas um grupo de amigos consegue furar o cerco e acabam encontrando um ET: um sujeito bonitão que fala russo fluente e encanta justamente a filha do general que tem que lidar com os visitantes indesejados, cuja nave parece absorver toda a água próxima, o que faz com que seus ocupantes sejam vistos como inimigos.
Correndo contra o tempo, o ET ajudado por sua nova amiga, tenta retornar a nave a assim partir para seu planeta, pois esse nosso mundo é muito atrasado.
Ótimos efeitos especiais, principalmente na destruição de Moscou e nas lutas dos ET´s com os humanos na parte final.
Não faz feio frente a seus similares americanos, embora tenha ecos de "O Dia Que a Terra Parou" e "Undependence Day".

domingo, 6 de agosto de 2017

DICTADO

(DICTADO)
Espanha - 2012
Dir.: Antonio Chavarrías


Drama com toques de horror sobre Daniel, que reencontra um amigo de infância, que lhe pede para conhecer a filha dele.
Só que o sujeito se mata antes do encontro e a mulher de Daniel acaba conseguindo a guarda da garotinha, que parece saber de um segredo do passado de Daniel e o amigo.
Filme corriqueiro, sobre um tema pra lá de batido.
Interessante e cruel, o suicídio parece ser a única coisa interessante do filme.