sábado, 21 de maio de 2011

TERRA TRANQUILA

(THE QUIET EARTH)
Nova Zelândia - 1985
Dir.: Geoff Murphy


Homem acorda e descobre que todos os animais e seres humanos simplesmente desapareceram da face da Terra e que, aparentemente, ele é o único sobrevivente.
Além da solidão, pesa também sobre seus ombros a suspeita de ser um dos responsáveis por um acidente com um experimento científico que seria o responsável pelo extermínio em massa.
Sem ter o que fazer, ele passa a vagar por cidades desertas (o nome do filme se refere a absoluta falta de sons num planeta sem animais, humanos, ou quaisquer coisas que produzam barulho) e descobre não ser o único ser humano ainda vivo.
Pra complicar, o tal experimento ainda está ativo e pode repetir seus efeitos sobre os poucos sobreviventes.
Filme melancólico, um tanto intimista, de trama interessante (o motivo de alguns sobreviverem ao misterioso acidente é um achado) de final enigmático e que se tornou cult ao longo do tempo.
Não tem efeitos ou grandes pirotecnia, vem de um país de pouca tradição cinematográfica, o ritmo é meio lento, mas é honesto e original em seus propósitos.
O diretor depois dirigiu um negócio chamado "Freejack", cujo maior atrativo era a presença de Mick Jagger em um dos papéis principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário