domingo, 2 de setembro de 2018

MECHTE NAVSTRECHU

(MECHTE NAVSTRECHU)
URSS - 1963
Dir.: Mikhail Karzhukov & Otar Koberidze



Nave espacial se aproxima da Terra após descobrirem nossa existência por causa dos sinais de radio emitidos ao longo dos anos.
Só que a nave cai em Marte e a Terra se mobiliza para resgatar os ET's.
Ficção científica da URSS que é diferente de seus congêneres americanos por tratar com otimismo o encontro com os alienígenas, e também com certa solidariedade, pois os terráqueos se dispõem a construir uma nave para resgatar os sobreviventes, e, talvez aí esteja a propaganda soviética, pois o cientista cético do filme tem nome em inglês, provavelmente em referência aos filmes que retratavam a "ameaça vermelha" como "Vampiros de Almas".
É um pouco ingênuo em seu otimismo excessivo e tem até musiquinha cantando os feitos dos astronautas. Em termos de efeitos, concepção visual das naves e da estética dos trajes em geral não fica a nada a dever aos by USA, como se pode ler no parágrafo abaixo.
A produtora de Roger Corman comprou o filme, reeditou e incluiu cenas adicionais com John Saxon e Dennis Hopper, em começo de carreira, além de uma atriz pintada de verde como uma vampira alienígena e lançou como "Queen of Blood", mantendo basicamente o mesmo roteiro mas com a inclusão de elementos de ameaça à Terra, como pedia o cinema da época.
O resultado ficou bem discutível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário